RN: Veículos com placas finais 7 e 8 devem pagar licenciamento nesta semana

Os proprietários de veículos automotores com placas finais 7 e 8 devem pagar o licenciamento veicular no Rio Grande do Norte nesta quinta-feira (09) e sexta-feira (10). Dados do sistema do Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) apontam que cerca de 318 mil veículos estão enquadrados nessa condição, o que corresponde a 20,31% da frota veicular do RN, que hoje é de 1.565.189 veículos.

A taxa tem valor fixo de R$ 90,00 e independe do ano ou modelo do veículo, sendo essa uma quitação necessária para a emissão do Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV), que é um documento de porte obrigatório quando o condutor circula com veículo automotor nas vias e rodovias do país.

Com o licenciamento pago e CRLV atualizado o proprietário de veículo automotor evita a notificação administrativa de infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira de habilitação, como preconiza o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) no seu art.230. Outra punição administrativa evitada é relacionada a apreensão do veículo, sendo o automóvel apreendido e levado ao pátio de custódia do Detran.

Para facilitar a vida dos proprietários de veículos, o Detran disponibiliza várias maneiras para fazer o pagamento da taxa de licenciamento, podendo ser quitada pelo Portal de Serviços (https://portal.detran.rn.gov.br), pelo aplicativo do Banco do Brasil (no caso de correntistas dessa instituição bancária), nas agências do PagFácil (bastando informar a placa do veículo), e em outras instituições bancárias (escolhendo essa opção no momento da emissão do boleto no Portal de Serviços do Detran/RN).

Pelo Portal de Serviços do Detran, o processo de emissão dos boletos é simples, basta que o usuário vá até o endereço eletrônico (portal.detran.rn.gov.br). Com a página aberta, o cidadão clica no ícone “Veículos – Consulta de Veículos””. Logo em seguida é mostrada uma página onde é possível ter acesso as informações e débitos do veículo.

Dessa forma é possível ter acesso ao ambiente online onde ficam disponíveis os boletos referentes à taxa de licenciamento, IPVA, Taxa dos Bombeiros, além de possíveis débitos de infrações de trânsito relacionadas ao veículo consultado. Um outro ponto positivo é a possibilidade do proprietário pagar as taxas no banco de sua escolha. É só clicar no imposto que deseja efetuar o pagamento, e imediatamente é aberta uma nova tela com as opções de emissão de boleto direcionado ao Banco do Brasil ou as demais instituições bancárias.

O Detran reforça que os cidadãos devem estar atentos e só pagar os débitos do veículo mediante a emissão dos boletos no canal oficial do Detran, ou seja, pelo Portal de Serviços do Detran (portal.detran.rn.gov.br). O Detran alerta ainda que o órgão não envia boletos e nem guias de pagamento por e-mail ou mensagens de WhatsApp.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp

Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *