O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou dois novos alertas com risco de chuvas intensas para Rio Grande do Norte. Um deles é de perigo, o grau médio de severidade do Inmet em legenda laranja, e envolve 88 cidades que podem receber chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia. Já o de perigo potencial, menor grau de severidade e legenda amarela, afeta 62 municípios apontando chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Os alertas estão vigentes até às 10h desta terça-feira (30).
Com essas previsões de chuvas intensas, são apontados riscos de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Nas orientações divulgadas pelo Instituto, é recomendado não se abrigar debaixo de árvores em caso de rajadas de vento, pois há leve risco de queda e descargas elétricas, e que os motoristas não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Para as cidades do alerta amarelo, é importante evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante este período. Já no alerta laranja, se possível, é indicado desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Mais informações devem ser obtidas junto à Defesa Civil, através do telefone 199, e ao Corpo de Bombeiros, através do telefone 193. A ligação é gratuita.