A Secretaria Estadual da Cultura lançou no último sábado (30) o primeiro de quatro blocos de Editais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). De acordo com o Governo do RN, nesta etapa, serão distribuídos mais de 4,5 milhões de reais entre os 311 contemplados.
O bloco I contempla cinco editais de premiação:
- Premiação de Trajetórias Artísticas e Culturais;
- Premiação de Iniciativas da Cultura Tradicional e Popular;
- Premiação de Iniciativas da Cultura Urbana e Periférica;
- Premiação de Comunidades Indígenas;
- Premiação de Comunidades Quilombolas.
As submissões de propostas poderão ser feitas até 19 de dezembro no portal Mais Cultura RN. Acesse: maiscultura.rn.gov.br.
Os editais têm o objetivo de incentivar e fomentar as mais variadas linguagens e expressões artísticas no estado, contando com versões simples e recursos visuais que facilitam a compreensão do público.
Todos os editais abrangem políticas de ação afirmativa, de acordo com os regramentos estabelecidos pelo Ministério da Cultura.
Confira os detalhes de cada Edital do Bloco I:
Edital de Premiação de Trajetórias Artísticas e Culturais
Premiação de trajetórias artísticas e culturais individuais, das mais diversas expressões e linguagens artísticas, em reconhecimento a sua contribuição à memória, identidade e produção cultural do Rio Grande do Norte, nas categorias:
- Mestras e Mestres das Culturas Populares Tradicionais
- Reconhecimento de Trajetória Artística e Cultural
- Juventude Transformadora.
Edital de Premiação de Iniciativas da Cultura Tradicional e Popular
Premiação de iniciativas ou manifestações artísticas e culturais realizadas por Povos de Terreiro de Matriz Afro-Ameríndia, Ciganos, Circenses, Movimentos Juninos, Movimentos de Carnaval e Outras Manifestações Populares e Tradicionais. Trata-se, portanto, de reconhecimento pela contribuição de uma iniciativa já realizada de forma pontual ou continuada, por agentes culturais no estado do Rio Grande do Norte.
Premiação de iniciativas ou ações artísticas e culturais realizadas anteriormente de forma pontual ou continuada, por artistas, grupos ou coletivos das diversas expressões urbanas e periféricas, visando reconhecer e valorizar a pluralidade e a singularidade vinculadas às produções e às expressões artístico-culturais de periferia, estimulando a visibilidade dos artistas dessas localidades.
Edital de Premiação de Comunidades Indígenas
Premiação de iniciativas ou manifestações artísticas e culturais já realizadas de forma pontual ou continuada, por povos indígenas do Rio Grande do Norte. A premiação tem o objetivo de reconhecer e valorizar os conhecimentos e práticas culturais tradicionais dos povos indígenas do Rio Grande do Norte, garantindo recursos para que as comunidades possam fortalecer o protagonismo dos povos originários e de suas organizações.
Edital de Premiação de Comunidades Quilombolas
Premiação de iniciativas ou manifestações artísticas e culturais já realizadas de forma pontual ou continuada, por comunidades quilombolas do Rio Grande do Norte. A premiação tem o objetivo de reconhecer e valorizar os conhecimentos e práticas culturais tradicionais, garantindo recursos para que as comunidades possam fortalecer o protagonismo dos quilombolas e de suas organizações.