O Deputado Adjuto Dias se pronunciou na Assembleia Legislativa cobrando explicações da Secretaria Estadual de Saúde sobre a ausência de Unidades de Suporte Avançado (USA) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Caicó.
A situação veio à tona após o caso de uma criança de apenas dois anos residente em Caicó, que necessitou urgentemente de traslado e suporte médico especializado para a capital do Estado e isso só foi possível após uma Ambulância ter sido deslocada da cidade de Assú para prestar o atendimento.
Em seu pronunciamento, Adjuto Dias destacou a gravidade do ocorrido e enfatizou a importância de garantir a prontidão das Unidades de Suporte Avançado para atender a população em situações críticas. “Precisamos que a SESAP esclareça se de acordo com as normas do SUS, as Unidades de Suporte Avançado (USA) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) disponíveis para o Seridó são suficientes para garantir atendimento da população ou se isso foi uma situação excepcional ocorrida naquele momento”.
Essa situação que mobilizou a comunidade de Caicó e gerou comoção e mobilização de vários profissionais no Estado, serve como um alerta para a necessidade de melhorias no sistema de saúde emergencial. ”É importante que isso seja resolvido para que situações semelhantes não aconteçam novamente e vidas sejam colocadas em risco pela ausência de recursos essenciais”, finalizou.