Prevenção é a palavra-chave quando o assunto é acidentes com queimaduras. No Brasil, estima-se que ocorram cerca de um milhão de incidentes do gênero por ano. Os números altos levaram à criação da campanha Junho Laranja, uma ação que visa informar e conscientizar a sociedade em geral sobre a necessidade de combater e evitar esse tipo de imprevisto que, em várias circunstâncias, pode ser fatal. Com o tema “Queimaduras na minha casa, não!”, representantes do Corpo de Bombeiros, Centro de Tratamento de Queimados do Walfredo Gurgel e Associação Médica do RN lançaram a campanha no estado nesta quinta-feira (6).
“Cerca de 70 a 80% das queimaduras acontecem dentro de casa. Por isso a devemos focar a atenção de prevenção nos domicílios, principalmente entre crianças e os adultos idosos, que são as maiores vítimas”, ressalta o cirurgião Marco Almeida, coordenador do CTQ do Hospital Walfredo Gurgel, e membro da Sociedade Brasileira de Queimaduras/RN.
As queimaduras são causadas por agentes térmicos, químicos, elétricos ou radioativos, e podem afetar desde a pele até os ossos, além de provocar amputação e morte. O alto índice por ano resulta numa média de 100 mil atendimentos hospitalares, com 17 mil internações e 2.500 mortes devido as lesões. Segundo levantamento do CTQ, baseado em boletins de atendimento, entre fevereiro e maio de 2024 foram 149 queimaduras térmicas, 23 químicas e 14 elétricas.