A tradição junina de acender fogueira é um atrativo particular da festa de São João. É um orgulho para a família quando a sua fogueira demora mais que as outras a se apagar. No entanto, o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte alerta para alguns cuidados essenciais para evitar acidentes com fogueiras.
Segundo o sargento Manaceis Mariano, fogueira é coisa séria. É preciso estar consciente dos riscos que são inerentes á tradição da fogueira junina.”Não monte fogueiras muito altas e jamais próximo as redes elétricas. Lembre-se que além da altura da fogueira em si, deve se esperar que as chamas sejam altas, além da altura de dispersão do calor, produto da queima que também provoca acidentes. Além do mais, fogueiras altas podem desabar durante a queima provocando graves acidentes”, disse o sargento.
Ainda segundo ele é importante que a população não use produtos inflamáveis para acender a fogueira, pois esse é um tipo de queima não controlada. “Não brinque de pular a fogueira, pois isso pode custar sua saúde ou mesmo sua vida, e não permita que crianças soltem fogos dentro da fogueira. A explosão pode projetar produtos em chama contra as pessoas. Seguindo todos os cuidados, a fogueira de São João será pura diversão e alegria. Seja consciente e aproveite seu arraiá com segurança.”, concluiu.