Em Jardim do Seridó, o Projeto Trapiá Semente acompanha 15 adolescentes, com a finalidade de semear, regar, florescer e cultivar a arte de fazer teatro. Neste contexto, há oficinas até setembro, em preparação para formação de grupo de teatro, montagem e apresentação de espetáculo.
Com a coordenação do multiartista Júlio César, “Julhin de Tia Lica”, o novo grupo de teatro de Jardim do Seridó foi denominado Coletivo Inxu, e as oficinas acontecem nas terças , quartas e quintas, na Casa de Cultura Popular do município, contando também com profissionais da Associação Cultural Trapiá e Mapa Realizações Culturais.
Neste início das oficinas houve abordagem da Iniciação Teatral, com o ator e pedagogo Alexandre Muniz, e Dramaturgia, com o multiartista Capitão Jack.
Dia 15 o Coletivo Inxu terá oficina O Som de Cena com o maestro Aglailson França , especialista em Educação Musical e compositor de trilhas sonoras para espetáculos da Associação Cultural Trapiá. Com Aglailson, ministra na oficina, o multiartista Emanuel Bonequeiro. Dia 16 de maio, será oficina com Mônica Belotto, graduada em Dança, e especialista em Consciência Corporal – Dança, abordando Movimento e Improvisação.
O Projeto Trapiá Semente é uma realização da Associação Cultural Trapiá através da Lei Câmara Cascudo, com patrocínio do Governo do RN, Secretaria Extraordinária de Cultura, Fundação José Augusto, Instituto Neoenergia e Neoenergia Cosern. A produção é da Mapa Realizações Culturais e conta com apoio das Prefeituras Municipais.