Queda de energia afeta RN e diversos estados brasileiros simultaneamente

Um apagão na manhã desta terça-feira (15) afetou 26 estados brasileiros. Segundo a Neoenergia Cosern, a queda aconteceu devido a uma ocorrência de “grande porte” no Sistema Interligado Nacional (SIN). O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou em nota a interrupção do fornecimento de 16 mil megawatts de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil, afetando também estados do Sudeste.

“A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte/Sudeste. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos”, informou.

Segundo o grupo Equatorial, em todos os Estados sob sua concessão (Alagoas, Amapá, Maranhão, Goiás, Pará, Piauí e Rio Grande do Sul) a normalização já foi iniciada.

A Enel, empresa global do mercado de energia, informou que registrou interrupção de parte da sua carga nos estados do Rio de Janeiro, Ceará e São Paulo, devido à atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC). A energia está sendo restabelecida gradativamente após autorização do Operador Nacional do Sistema. “Esse procedimento acontece de forma automática quando alguma ocorrência é identificada no Sistema Interligado Nacional. O procedimento ocorre para proteger o sistema elétrico de danos maiores”, disse em nota.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp

Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *