Com 2024 finalizando, mais um ano de Projeto Trapiá Semente chega ao fim, concluindo sua terceira edição pelo edital Transformando Energia em Cultura na região do Seridó. Para comemorar esse ciclo, os produtores do projeto irão realizar um evento de encerramento no dia 16, na sede da Associação Cultural Trapiá, em Caicó, às 9h. Na ocasião, a Associação e a Mapa Realizações Culturais irão avaliar o projeto, apresentando os resultados alcançados durante este ano, incluindo também a edição de 2023.
Nesta terceira edição, o Projeto Trapiá Semente esteve em cinco cidades, desenvolvendo as etapas de ‘Semear’, ‘Regar’ e ‘Florescer’ em Serra Negra do Norte, São João do Sabugi, Tenente Laurentino Cruz, Jardim do Seridó e Timbaúba dos Batistas. Já em 2023, a fase ‘Cultivar’ foi realizada em Ouro Branco, São José do Seridó, Ipueira, São Fernando e Santana do Seridó.
Só em 2024, foram 65 crianças e adolescentes que aprenderam sobre produção e apresentação no fazer teatral, por meio de 25 oficinas realizadas pelos profissionais da Associação Cultural Trapiá e da Mapa Realizações Culturais. Além disso, o projeto também move a economia criativa das cidades onde atua, como aponta Tatiane Fernandes, produtora do Trapiá Semente.
“Ao abordar interpretação, roteiro, iluminação, sonoplastia, expressão corporal, figurino, bonecaria e tantos outros elementos de arte, o Projeto Trapiá Semente é um impulso na economia criativa das cidades participantes. Foram gerados 76 empregos diretos e 547 empregos indiretos, nas funções de arte educadores, costureiras, oficineiros, setores de logística e várias outras funções técnicas, para manutenção, produção e estreia de cada espetáculo durante o ano”, explica.
Com 10 apresentações dos espetáculos produzidos pelos grupos teatrais deste ano, Alexandre Muniz. co-diretor dos espetáculos, reforça a dimensão do resultado positivo do projeto, alcançando um público de 4.727 pessoas, por meio de ensaios e apresentações dos espetáculos, oficinas, cidades envolvidas, capacitações de arte educadores, além da geração de emprego e renda.
“Foi uma jornada incrível, com 21 apresentações da Trapiá Cia Teatral nas edições de 2023 e 2024. Realizamos dez apresentações da peça ‘As Pelejas de Baltazar’ nas comunidades rurais, especialmente Quilombolas, e urbanas, nove apresentações de ‘Menino Pássaro’, duas apresentações de ‘CondenadXs’ envolvendo a Imersão Trapiá e todas as cidades contempladas desde 2022. Tivemos também dez apresentações dos espetáculos produzidos pelos grupos deste ano, sendo um ensaio aberto para grupos de idosos e uma estreia oficial para público em geral em cada uma das cinco cidades”, finaliza Tatiane.