Petrobras firma acordo com chinesas do setor energético

A Petrobras firmou acordos com empresas chinesas do setor energético para dar continuidade ao seu Plano Estratégico 2024-28. Com a China National Offshore Oil Corporation (CNOOC), a empresa fechou um Memorando de Entendimentos (MoU) para explorar o potencial de cooperação global no setor, tais como exploração e produção de petróleo e gás, refino e indústria petroquímica.

Outro MoU foi firmado com a China Petrochemical Corporation (SINOPEC), para colaborar na pesquisa de oportunidades no Brasil ou no exterior, nos segmentos de exploração e produção, refino, comercialização, projetos de transição energética e captura de carbono. A Petrobras ainda firmou um acordo de cooperação estratégica com a China Energy International Group Co. Segundo o comunicado, o acordo visa identificar oportunidades de negócio no Brasil relacionadas a geração de energia renovável e produção de hidrogênio e amônia sustentáveis.

O último acordo informado pela petrolífera se trata de “Não Divulgação” (Non-Disclosure Agreement) com a Citic Construction (CITIC). Segundo a Petrobras, este último servirá para discussões sobre oportunidades de negócios conjuntos, inclusive a formação de joint-ventures para investimentos no Brasil e no exterior. Os acordos são de caráter não vinculante e, para acompanhar o progresso das discussões, a Petrobras informou que serão formados comitês de representantes de cada empresa.

Após a conclusão das análises técnicas necessárias, os potenciais projetos advindos dos acordos assinados terão estimativas oficiais de custo, prazo e retorno, a fim de que sejam futuramente apreciados pelas instâncias de aprovação interna, de acordo com a governança da companhia.

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, afirmou em redes sociais que o país asiático “será um parceiro decisivo na estratégia da Petrobras para retomar presença global”. “A China será um parceiro decisivo na estratégia da Petrobras para retomar presença global. Enxergamos o mercado chinês como prioritário nesse processo. Vamos buscar oportunidades e trabalhar em parceria com empresas chinesas e de outros países”, disse Prates.

A estatal também assinou memorandos de entendimentos com os bancos China Development Bank (CDB) e Bank of China. Os acordos assinados têm prazo de cinco anos e estão em linha com o plano que será divulgado em novembro, ressaltou Prates.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp

Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *