Noslen Borges é um fenômeno na web. Dancinhas? Piadas? Memes? Que nada. O curitibano de 44 anos faz sucesso na internet com lições de língua portuguesa — sim, crases, predicados, verbos, adjetivos e afins. Maior “edutuber” do país, maneira pela qual são chamados os “youtubers educadores”, o professor arrebanha 4,6 milhões de pessoas em seu canal no YouTube. No próximo sábado (28), ele será uma das atrações do aulão gratuito de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que o GLOBO transmitirá, por meio de seu canal digital, em parceria com a Plataforma AZ de Aprendizagem.
— A internet me deu uma sala de aula sem paredes. Chego em espaços que jamais imaginei alcançar. Isso mostra a importância de potencializar a educação — ressalta Noslen, que criou o canal no YouTube há mais ou menos sete anos. — Milton Nascimento diz que o artista tem que ir aonde o povo está. Do mesmo modo, penso que o professor tem que ir aonde o estudante está: a internet. Entrei nesse universo movido por essa ideia. O restante foi consequência natural.
A aula de revisão para o Enem será transmitida no sábado, das 8h às 13h30, por meio dos canais digitais do GLOBO e da Plataforma AZ. Além de Noslen, sete professores vão compor o time de especialistas que conduzirão, com clareza e ludicidade, o aulão. E mais. O evento também será transmitido em mais de 30 escolas nas cinco regiões do país, onde os alunos poderão assistir presencialmente (é necessário realizar inscrição prévia pelo site do AZ Festival).
— Nosso objetivo é atingir o maior número possível de estudantes de todo o Brasil e levar para eles mais confiança e segurança em relação ao conteúdo da prova — afirma Sandro Bonás, CEO da Conexia Educação/Plataforma AZ.
Até a data do Enem, que acontecerá nos dias 5 e 12 de novembro, reportagens exclusivas são publicadas no site do GLOBO. Os alunos também podem acessar gratuitamente um almanaque especial com dicas preciosas para os candidatos, disponível no canal digital voltado para os alunos.
Confira, a seguir, o que esperar do canal especial do GLOBO voltado para estudantes do Enem 2023: