O Seridó Geoparque Mundial da UNESCO esteve mais uma vez no centro das atenções em terras internacionais. O espaço geográfico foi apresentado na Universidade de Aveiro (UA), em Portugal, pelo professor Marcos Nascimento, do Departamento de Geologia (DGE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A conversa aconteceu no auditório do Departamento de Geociências (DGeo) como parte da 16ª edição da GeoConversa que tinha como tema Geociências e Geoparques.
O professor ministrou a palestra Seridó Geoparque Mundial da UNESCO: mudanças climáticas, educação e turismo. A apresentação abordou as ações que já foram realizadas e as que estão sendo feitas no território do geoparque. Tudo isso com foco no levantamento das mudanças climáticas nos geossítios e no programa macro de educação Os Cinco Sentidos do Geoparque Seridó; além das práticas turísticas envolvendo os artesãos, guias e condutores, e geoprodutos. A sessão contou com a moderação do professor do DGeo José Francisco dos Santos; apresentações de abertura da diretora do DGeo, Carla Patinha; e da coordenadora do Núcleo de Estudantes de Biologia e Geologia da UA, Priscilia Pereira.
“Além de ser útil para a promoção da popularização do conhecimento geocientífico, (participar do evento) também permitiu levar pesquisas e ações que vêm sendo realizadas no território do Seridó Geoparque pelos docentes e discentes da UFRN, com destaque para aquelas realizadas nos departamentos de Geologia da UFRN; de Turismo, da Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (Felcs/UFRN); e de Geografia, da UFRN e do Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres/UFRN)”, explica Marcos.