Filho de agricultores e morador de Ipueira, cidade com pouco mais de 2 mil habitantes no interior do Rio Grande do Norte, João Pedro Marinho de Oliveira, de 20 anos de idade, foi um dos 60 estudantes do Brasil a tirar nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
As notas das provas foram divulgadas nesta terça-feira (16) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
João Pedro contou que o maior desafio para se dedicar aos estudos foi vencer o cansaço diário. Isso porque ele tinha que viajar cerca de cerca de 2 horas todos os dias para cursar o ensino médio no Instituto Federal do RN (IFRN) na cidade de Caicó.
“Eu tinha que andar no ônibus e viajava 100 quilômetros por dia para estudar. Ter que fazer esse deslocamento e estudar em casa quando chegar, conviver com o cansaço diário, que era algo inevitável, era uma tarefa muito difícil de lidar”, disse.
O estudante fez toda a trajetória escolar na rede pública de educação e concluiu o ensino médio em 2022. Essa foi a segunda vez que João Pedro fez o Enem. No ano anterior, o estudante acabou desclassificado após o celular dele tocar durante a prova. “Faltava apenas 8 minutos para acabar”.
João Pedro contou que se inspirou na própria mãe, uma agricultora de 49 anos, para escrever a redação do Enem, que tinha como tema “O enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil.