Vinte queijos e derivados lácteos do RN são premiados no Mundial do Queijo do Brasil

A qualidade dos queijos e derivados lácteos que são produzidos no Rio Grande do Norte ganhou mais um reconhecimento nacional. O estado se destacou na 2ª edição do Mundial do Queijo do Brasil ao conquistar uma Medalha Super Ouro e outras 19 medalhas (05 ouro, 04 prata e 10 bronze) no Concurso Mundial de Queijos e Produtos Lácteos. Com apoio do Sebrae no Rio Grande do Norte, participaram do evento 19 produtores de queijeiras e pequenos laticínios, além da Feira Livre de Queijos e Produtos de Terroir, que ocorreu do dia 15 até o último domingo (18), em São Paulo. Foram apresentados 58 produtos, como queijos de coalho e manteiga, iogurtes e manteiga do sertão, também conhecida pelos nordestinos como manteiga da terra.

O Concurso Mundial de Queijos e Produtos Lácteos contou com representantes de 10 países, além do Brasil, país anfitrião: México, Panamá, Estados Unidos, Portugal, Espanha, França, Itália, Suíça, Inglaterra e País de Gales, totalizando 1.133 produtos inscritos, julgados por 180 jurados. Destes, 21 ganharam medalhas Super Ouro; 86 Ouro; 158 Prata e 219 Bronze. O evento tem como principal objetivo reconhecer os melhores queijos do mundo, avaliados por uma comissão de jurados brasileiros e estrangeiros. Com os concursos chancelados pela Guilde Internationale des Fromagers, o Mundial é a única premiação nacional que contempla produtores artesanais e industriais.

Integraram a comitiva potiguar, empresários de queijeiras e pequenos laticínios produtores de queijos e outros produtos lácteos, como da Fazenda Antônio Vindô, do município de Coronel José da Penha; Laticínio Sertão Piranhas, de Jardim de Piranhas; Queijeira Vô Nelson, de Jardim do Seridó; Queijeira Monte Sertão e Queijeira Dona Gertrudes, ambas de Caicó; Laticínio Sertão Jucurutu e Queijeira JC, ambas de Jucurutu; Galego da Serra, de Tenente Laurentino Cruz; Queijeira Dona Marta, de Parelhas; Fazenda Barreiras, de Encanto; Dona Branca Artesanais, de Currais Novos e Fazenda Caju, do município de Ceará-Mirim.

Algumas queijeiras enviaram seus produtos para o Concurso Mundial de Queijos e Produtos Lácteos, dentre elas, a grande campeã Medalha Super Ouro, do produtor Marcelo Paiva, que concorreu e ganhou com a manteiga do sertão Delícia da Cabrita, da queijeira Capril Buxada, instalada no município de Monte Alegre. As demais foram as queijeiras do Zaca e Antônio Cipriano, ambas de São João do Sabugi; Fazenda Rolinha de Serra Negra do Norte; Queijeira Pedra Branca, de Carnaúba dos Dantas, Queijeira JC Caicó, de Caicó, e a Queijeira Timbaúba, do município de Parelhas. As sete totalizaram 18 produtos concorrendo em diversas categorias.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp

Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *