Inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado 2 começam nesta terça (2) com 3.652 vagas

Foi publicado nesta segunda-feira (30/6), em edição extra do Diário Oficial da União, o edital da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). As inscrições estarão abertas de 2 a 20 de julho de 2025, com taxa única de R$ 70. Haverá isenção para inscritos no CadÚnico, doadores de medula óssea e beneficiários do FIES ou do ProUni. O certame oferecerá 3.652 vagas em 32 órgãos da administração pública federal, organizadas em nove blocos temáticos, sendo 3.144 vagas de nível superior (incluindo 1.172 para provimento a curto prazo) e 508 de nível intermediário. As provas serão aplicadas em 228 cidades, abrangendo todas as unidades federativas.

A definição do número de órgãos participantes incluiu um ajuste técnico: o Ministério da Saúde foi considerado como um único órgão, sem detalhamento de suas entidades vinculadas. A distribuição interna das vagas ficará sob responsabilidade do próprio ministério, mantendo a autonomia administrativa e sem alteração no total de oportunidades.

A segunda edição traz aperfeiçoamentos relevantes em relação à primeira, com destaque para a ampliação das ações afirmativas, reforço nos mecanismos de governança, exigência de confirmação de interesse para nomeação e curso de formação e aplicação das provas em duas datas diferentes .

Ações afirmativas: novas regras, mais inclusão

O CPNU 2 adota um conjunto robusto de medidas voltadas à promoção da inclusão e da equidade no acesso ao serviço público. As regras estão alinhadas à Lei nº 14.723/2023 (Nova Lei de Cotas) e seguem parâmetros consolidados em experiências exitosas na administração pública federal.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp

Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *