Centenas de fiéis acompanharam a procissão de encerramento da Festa do Rosário de Caicó, na tarde deste domingo (27). A procissão que ganhou um percurso diferente neste ano de 2024, saindo do Rosário do Rosário, seguindo para a praça Monsenhor Walfredo Gurgel, onde passou pelo Arco do Triunfo e e foi saudada pela imagem da padroeira de Caicó, Sant’Ana, que ficou exposta em frente a Catedral e emocionou muitos fiéis, igualmente quando passou em frente a capela de Santa Terezinha, inclusive, o educandário que neste ano celebra as comemorações de seu centenário.
“Sant’Ana abençoou a filha e seu neto Jesus, que em procissão, passaram em frente da casa da avó. Um costume antigo no Seridó e importante a ser preservado que é a bênção das famílias. E a festa do Rosário tem muito disso, que é manter viva as tradições da povoação do Seridó, a própria irmandade que tem mais de 250 anos de sua criação, a resistência dos Negros do Rosário com sua alegria nas danças e toques dos tambores. Tudo isso é muito simbólico e está entrelaçado nas raízes do Seridó”, destacou o padre Jerônimo Batista, pároco de Sant’Ana de Caicó.
O momento contou com a presença do asministrador diocesano da sede vacante de Caicó, Padre Edson Medeiros, e a celebração com a missa de encerramento e descida do estanderte em frente ao santuário, com o momento final da coroação do reinado que ficará para 2025 com o quarteirão do Samanaú, cujos coroados, rei e rainha, foram Ismael Mariano dos Santos e Ana Cristina Andrade.