Com quase 40º, Caicó foi uma das três cidades mais quentes do Brasil nesta terça (4)

Por pouco, os termômetros não chegaram aos 40º C em Caicó, na região Seridó potiguar, nesta terça-feira (4). A temperatura máxima na cidade foi de 39,8º C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Com isso, a cidade potiguar foi um dos três lugares mais quentes do pais ao longo do dia. Ficou atrás apenas de Ibotirama (BA) e Picos (PI), ambos com 39,9º C.

Outra cidade potiguar na lista das que tiveram grandes temperaturas na mesma data foi Ipanguaçu, que registrou 38,9º C.

“Tem que usar boné. Em casa, tem que usar climatizador, um ventilador, para tentar escapar. Tem que passar também um protetor solar para se proteger”, afirma o diácono Judas Tadeu, morador de Caicó.

A receita da comerciante Daguia Lopes para combater o calor foi aumentar a quantidade de banhos e o consumo de água mineral ao longo do dia. “A gente não está aguentando. Tem que tomar bastante água, porque esse mês está demais”, pontuou.

A dica também é seguida pela moradora Ana Morais. “Estou tomando muito banho, tomando muita água. Quando vou dormir, tomo banho, não me enxugo e ligo o ventilador”, disse.

Segundo o meteorologista Gilmar Bristot, da Empresa de Pesquisas Agropecuárias do Rio Grande do Norte (Emparn), o início de novembro tem registrado temperaturas de um a dois graus acima do normal para o período, principalmente na região Seridó e no Médio e Alto Oeste.

“O que está causando isso é a falta de nebulosidade, de nuvens no céu, e a radiação incidente muito alta. Essa radiação solar está chegando ao solo, esquentando o solo e, consequentemente as temperaturas estão se elevando”, afirmou.

Ainda de acordo com ele, a baixa umidade relativa ar também afeta a sensação de calor sentida pela população. No Seridó, a taxa foi de 19% nesta terça-feira.

O meteorologista afirma que a tendência é de que as temperaturas continuem altas nos próximos dias, porém há previsão de chuvas na segunda quinzena do mês possam aliviar a situação no interior do estado.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp

Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *