Nos últimos dias, os moradores do interior do RN, especialmente os de Caicó, estão precisando encarar as altas temperaturas. Na última quarta-feira (5), por exemplo, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou 40,1ºC no município, uma das mais elevadas do país para o dia. Mas esse alto índice registrado não é exclusivo de Caicó. Segundo o Portal da TV Tropical, no mesmo dia, em Apodi, por exemplo, a temperatura chegou a 38,1ºC, segundo o Inmet. Em Ipanguaçu, os termômetros marcaram 37,8ºC. E isso tem explicação.
“Seridó, Médio Oeste, Alto Oeste, Vale do Açu, Chapada do Apodi estão apresentando temperaturas acima do normal. O vento diminuiu e isso fez com que houvesse uma diminuição do fluxo de umidade no interior do estado, diminuição de nuvens. Aí você tem uma radiação chegando diretamente na superfície, com a pouca umidade, isso está fazendo com que as temperaturas tenham apresentado valor em torno de 1ºC a 2ºC acima do normal”, explicou o meteorologista Gilmar Bristot, da Emparn.
De acordo com o especialista, esse cenário era esperado para outubro. No entanto, não aconteceu. “Em outubro, nós tivemos uma frequência de vento acima do normal, favorecendo o trânsito de umidade e a diminuição da temperatura. Mas, agora em novembro, com a diminuição do vento, a gente está observando esse aumento da temperatura nesses primeiros 10 dias”, destacou.
Na avaliação dele, o fato chama a atenção e traz uma contradição, já que o fenômeno La Niña está em processo de formação. “Deveríamos ter um fluxo melhor dos ventos. Mas, ainda assim, é condizente, de certa forma, com a condição semiárida. Novembro é um mês que se inicia, mas não é propriamente, a pré-estação chuvosa”, completou.





















