Segunda superlua do ano poderá ser vista no Brasil por três dias

A segunda superlua de 2025 será visível a partir desta quarta-feira (5) em todo o Brasil e em outros países. O fenômeno, chamado Superlua do Castor, será o maior e mais brilhante do ano e poderá ser apreciado por três noites consecutivas.

O evento ocorre quando a lua cheia se aproxima a menos de 360 mil quilômetros da Terra, o que faz com que pareça até 14% maior e 30% mais luminosa do que o habitual. Qualquer pessoa poderá observá-la a olho nu, desde que o tempo esteja firme.

Segundo o Observatório Nacional, o melhor momento para apreciar o espetáculo é logo após o pôr do sol. Em São Paulo, a lua nasce por volta das 18h45; em Belém, às 18h14; e no Recife, às 17h28. Os horários variam conforme a região e o fuso horário.

A astrônoma Josina Nascimento, do Observatório Nacional, explica que o termo “superlua” se aplica apenas quando a lua cheia coincide com o perigeu, ponto da órbita em que o satélite fica mais próximo da Terra.

Para aproveitar melhor o fenômeno, os observadores devem procurar locais com horizonte aberto e torcer por um céu limpo. Nessas condições, a lua parecerá ainda mais próxima, brilhante e detalhada.

A próxima e última superlua do ano acontecerá no dia 4 de dezembro.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp

Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *