No próximo dia 10 de agosto, a cidade de Acari, no Seridó potiguar, será palco de um importante marco para a vida intelectual e cultural do município: a sessão de apresentação pública da Academia Acariense de Letras (AAL). O evento ocorrerá logo após a tradicional novena da padroeira Nossa Senhora da Guia, às 21h, no plenário da Câmara Municipal de Acari, reunindo acadêmicos, autoridades, convidados e a comunidade local.
A cerimônia tem como objetivo apresentar à sociedade acariense a composição de seus membros fundadores, bem como as finalidades e os objetivos da nova instituição, que nasce com o compromisso de valorizar a produção literária, promover a memória histórica, estimular o pensamento crítico e incentivar a educação e a cultura regional. A criação da AAL representa um passo significativo no fortalecimento da identidade cultural seridoense e no reconhecimento da importância das letras na formação da vida social e cidadã. Durante o evento, será feita a apresentação nominal dos acadêmicos, com breve contextualização sobre suas contribuições para as letras, a história, a pesquisa e a cultura local.
Segundo a comissão organizadora, “a Academia Acariense de Letras nasce da necessidade de preservar a herança cultural do município e projetar novos horizontes para a intelectualidade local, atuando como espaço de produção, encontro, debate e memória”. A escolha do mês de agosto para a apresentação da entidade à sociedade não é aleatória: insere-se no contexto da Festa de Nossa Senhora da Guia, momento de intensa participação comunitária e de celebração da identidade acariense.
A Academia nasce com um perfil plural, onde todos os seus membros estão comprometidos com o desenvolvimento cultural do município. Em sua atuação, buscará parcerias com escolas, universidades, instituições públicas e privadas, fortalecendo o vínculo entre a produção intelectual e os desafios sociais e educacionais da região.