RN reforça vigilância perto da divisa com o CE após caso confirmado de gripe aviária

O Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (Idiarn) intensificou as ações de vigilância e prevenção nas regiões próximas à divisa com o Ceará após a confirmação de um caso de influenza aviária (H5N1) naquele Estado. A informação foi divulgada nesta segunda-feira 21, por meio de nota oficial.

Segundo o Idiarn, embora o caso tenha ocorrido em uma cidade cearense distante da fronteira com o RN, o órgão potiguar está em contato direto com a Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), que já confirmou que se trata de um caso isolado, com todas as medidas sanitárias adotadas rapidamente.

“Estamos acompanhando de perto a situação em parceria com os órgãos de defesa agropecuária de todo o Nordeste. Seguimos atentos, com nossas equipes em campo, reforçando as ações de vigilância e proteção da avicultura potiguar”, afirmou o diretor-geral do Idiarn, Mário Manso.

As equipes técnicas do Instituto estão intensificando fiscalizações, orientando criadores de aves e monitorando as produções locais como parte das diretrizes do Plano Nacional de Prevenção da Gripe Aviária. Até o momento, não há registros da doença no território potiguar.

O Idiarn orienta que qualquer suspeita de mortalidade anormal em aves seja imediatamente notificada por meio do site idiarn.rn.gov.br, na aba “Notificação de suspeitas de doenças em animais”.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp

Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *